A Psicóloga Suellen Buchaúl Fala Sobre o Terror Noturno

A Psicóloga Suellen Buchaúl Fala Sobre o Terror Noturno

Em entrevista, a Psicóloga e Psicanalista Suellen Buchaúl fala sobre a importância da qualidade do sono infantil, como os pais podem observar os seus filhos e contribuir para um dia a dia saudável e proveitoso.

Confira o áudio da entrevista realizada com a psicóloga Suellen Buchaúl.

Entrevista com a Psicóloga e Psicanalista Suellen Buchaúl sobre o sono infantil:

P – Qual a importância do sono para uma criança?

Suellen – O sono é fundamental. A criança precisa dormir 8 horas, passar uma noite tranquila e confortável para que, no outro dia, ela consiga ir à escola, ter uma rotina e um dia saudável.

P – Quando os pais percebem que seu bebê, ainda recém nascido, já está muito agitado para dormir, o que eles devem fazer?  

Suellen – Quando a mãe vai ninar a criança e ela tem dificuldade para dormir ou acorda muito durante a noite, assim ela já manifesta ter um sono agitado. É importante saber como está sendo a rotina dessa criança, o ambiente, o ritmo, o que vem acontecendo antes dela dormir: música alta, barulho… Enfim, qualquer estímulo que possa estar atrapalhando o sono dela.

P - E as crianças que querem dormir sempre com os pais? 

Suellen – Quando ocorre de a criança querer dormir com os pais, geralmente é mais por conta dos pais do que da própria criança. Quando temos casos de crianças de 5,6,7,10,12 anos dormindo com os pais, é porque ela, desde o início, não foi preparada para dormir sozinha. Então ela acabou criando essa dependência.

Não é norma que a criança tenha que dormir com os pais, na verdade, isso é até um pouco desaconselhável, principalmente depois dos 6 anos. Mas também não existe uma idade certa para a criança dormir sozinha. Isso pode ocorrer desde bebê. Se os pais se sentirem a vontade, a criança já pode dormir em seu quarto que foi preparado e inaugurado para ela.

P – Então, se a partir dos 6 anos a criança continuar dormindo com os pais, isso já pode ser considerado um problema?  

Suellen – Sim. Cria uma certa dependência da criança com relação aos pais. Isso pode interferir no desenvolvimento infantil, na autonomia, segurança, autoconfiança, no espaço social que a criança vai ter na escola. É criado uma dependência em relação ao outro e assim pode interferir em muitas atividade.

P – Duas crianças de 1 mês, sendo que uma dorme sozinha e a outra dorme com os pais. Isso tem influência em seu desenvolvimento infantil e até na sua vida adulta?

Suellen – Sim, pode ter interferência. Não que vá determinar e definir um destino para aquela criança que sempre dormiu com os pais. Mas com certeza vai criar naquela criança uma certa pendencia em relação ao outro, uma dificuldade de autonomia, de desenvolvimento.

Suellen Pessanha Buchaúl, Psicóloga/Psicanalista Clínica, CRP: 05/39130

 

Confira a Entrevista Completa Aqui 

 

 

 

Veja mais:

- O que é Psicologia?

- Acompanhamento Psicológico

- Quanto tempo dura o acompanhamento?

- Palestras Online

- Agenda das Palestras

- Psicólogos Online de Plantão

- Entrevista: Autoestima nas Crianças que Possuem Dificuldades de Aprendizagem

- Entrevista: Crianças e as Dificuldades de Aprendizagem: Como a Família Deve Lidar

- Serviço Social

- Cadastro

- Sites Relacionados

Google+

Os comentários estão encerrados.